Esta linha de pesquisa está dedicada ao estudo de problemas de sistemas de energia elétrica, através de obtenção inteligente de dados, desenvolvimento de modelos matemáticos e implementação computacional, ou seja, promove o desenvolvimento de novos algoritmos, métodos numéricos, modelos computacionais, critérios, procedimentos e técnicas de simulação, buscando novas e melhores soluções que otimizem aspectos econômicos, sociais, de adequação, de segurança, de qualidade e continuidade relacionados aos sistemas elétricos. Está focado na integração das mais modernas técnicas de sensoriamento que propiciam o uso de ferramentas, tais como técnicas de otimização, inteligência computacional, aprendizado de máquina e metaheurísticas. Atualmente, como projetos de pesquisa em desenvolvimento podem ser citados: desenvolvimento de métodos de previsão para o auxílio à tomada de decisão nos horizontes de planejamento da expansão e da operação de sistemas elétricos; estudo do impacto da inserção de novas fontes de geração no sistema; estudos das condições operativas do sistema através da análise e monitoramento de variáveis de relevância para o sistema elétrico, incluindo técnicas de controle e estimação de estados; desenvolvimentos computacionais de metodologias de análise e modelagem voltadas para dinâmica e controle, transitórios eletromagnéticos, ressonância subsíncrona, distorção harmônica ou estabilidade de tensão; simulações envolvendo fasores dinâmicos; estudos do desempenho dinâmico de FACTS e elos de corrente contínua (HVDC), incluindo análise de interações adversas, ajuste coordenado e o problema de múltiplas alimentações HVDC (multi-infeed); computação de alto desempenho na simulação de sistemas de potência; utilização de unidades de medição fasorial (PMU); estudo da digitalização das instalações do sistema elétrico e seus impactos.
O desenvolvimento e aperfeiçoamento dos dispositivos elétricos são de fundamental importância para a evolução e ampliação dos sistemas elétricos de potência. Dessa forma, esta linha de pesquisa se dedica ao estudo e análise de máquinas e dispositivos elétricos através do desenvolvimento de modelos matemáticos e simulações utilizando métodos numéricos como, por exemplo, o método dos elementos finitos. São estudadas e modeladas máquinas de pequeno e grande porte, motores especiais, incluindo o seu acionamento eletrônico, e a utilização de novos materiais. Este último aborda a investigação, estudo e aplicação dos materiais supercondutores no desenvolvimento de diversos dispositivos e equipamentos elétricos, como transformadores, cabos, motores/geradores, acumuladores de energia elétrica (SMES e Flywheel) e limitadores de corrente de curto-circuito.
A formação de Engenheiros Eletricistas demanda um processo formativo em constante atualização que acompanhe e preveja as inovações tecnológicas. É importante notar que estes futuros profissionais são requisitados como educadores no ensino tecnológico, seja na educação formal (em Instituições de Ensino) como na não-formal (cursos, treinamentos, capacitações e etc.). Esta linha de pesquisa busca investigar a aplicação e o desenvolvimento de metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem em Engenharia. Através do envolvimento de discentes e docentes nesta pesquisa, busca-se estimular o pensamento crítico e reflexivo nos futuros egressos, potencializar um aprendizado significativo e capacitar docentes para uma demanda de constante inovação.
Pesquisa e desenvolvimento de sistemas computacionais para modelagem, simulação e otimização de sistemas complexos, incluindo redes neurais, computação evolutiva, lógica nebulosa e modelos probabilísticos, dentre outros.